Roteiro da Cachaça|Desperte os Sentidos!

 

Pirassunuga é nacionalmente reconhecida pela produção de Cachaças Artesanais. No século passado, por volta das décadas de 1930, 40 chegou a ter em média, 250 marcas de Cachaças registradas. Eram centenas de famílias criando e produzindo Cachaças, dezenas de imigrantes, principalmente italianos e portugueses em nossa região. Essa atividade contribuiu bastante para o crescimento econômico e cultural de todo interior de São Paulo.


A Cachaça é Patrimônio Cultural do Brasil e com ela eu reforço todo o meu amor à Cultura Brasileira, dando forma e destilando um Roteiro Turístico e Gastronômico dedicado especialmente a produção e divulgação de nossa nobre e inigualável Cachaça. Téia Camargo - produtora, jornalista e apaixonada pela Cultura Brasileira.

 

E o nosso Roteiro começa assim, no túnel do tempo… com uma tradição secular que se encontra com a tecnologia do século 21 no interior paulista.

 

Roteiro da Cachaça:

 

"Alambique Sapucaia"  - Fundada em 1933, no município de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, mais precisamente na região hoje conhecida como distrito de Moreira César, nas Fazendas Sapucaia e Coruputuba, por Cicero da Silva Prado, um empreendedor muito conhecido na região por sua imagem de trabalhador,  homem de visão, com fama de bom patrão, e grande capacidade produtiva.

 

A partir das plantações de cana que produziu na fazenda, Cicero, decidiu produzir cachaça de qualidade, voltadas para exportação. Buscou o melhor que a industria nacional tinha a disposição na época, quando a região do Vale do Paraíba ainda buscava sua identidade. “Sapucaia” é uma árvore majestosa, típica da Mata Atlantica. Produz sombra farta e castanhas utilizadas pelos índios desde a época do Brasil Colônia. Foi o nome escolhido para a Cachaça porque, a Serra da Mantiqueira tinha em abundânia essa árvore. 

 

A Cachaça Sapucaia sempre foi um produto de alta qualidade, com foco no mercado externo, foi uma das primeiras cachaças brasileiras a serem exportadas e vendidas por toda a região. Hoje, a Sapucaia está em diversos países da Europa e Ásia, com história de sucesso e  cheia de sabores. 

 

A marca Sapucaia tem uma linha completa de Bebidas Premium, feitas artesanalmente desde 1933. A "Sapucaia Velha" foi exportada para o mundo todo e teve destaque no mercado de Cachaças Finas. Atualmente, a Destilaria Sapucaia produz a mais completa linha de Cachacas Premium, feitas artesanalmente pelos mais modernos métodos de qualidade e higiene, com características próprias: descarte de 30% das improprias para consumo, cabeca e cauda, envelhecimento de 1 a 18 anos em madeiras nobres como carvalho, amendoim e garrafas exclusivas. A Destilaria Sapucaia produz Cachaças Envelhecidas, Gin, Rum, Vodka, Sake, Licores.

 

A visita guiada ao Alambique é com Alexandre Bertin, que é proprietário da Destilaria Sapucaia e membro da Confraria Paulista da Cachaça. Mais Informações: http://www.cachacasapucaia.com.br/ 

 

"Fazenda Guadalupe, no Engenho Pequeno" A Família Foltram chegou para Pirassununga em 1.945, quando o pioneiro Laurindo Foltram (1911-1998), comprou uma antiga propriedade de café, e logo deu continuidade a tradição de familiar de produção de cachaças ao montar o novo engenho. Em pouco tempo se transformou em indústria de aguardente com grande prestígio. Contudo, depois de muito sucesso realizou a sua última safra em 1987.

 

E a partir de 2007 foi retomada a tradição de mais de 80 anos com a construção de um novo engenho artesanal nas mesmas terras, simbolizando um antigo ideal de recuperação da tradição artesanal tanto da família Foltram como do município de Pirassununga, na fabricação da verdadeira cachaça – e daí nasceram “Engenho Pequeno e Patrimônio”
 

No alambique Engenho Pequeno, um dos mais charmosos do interior paulista, ainda é possível encontrar alguns equipamentos, como o antigo moedor de cana com mais de sessenta anos e funcionando perfeitamente, junto com a sinfonia de pássaros e uma paisagem exuberante. Destaque para o por sol, que oferece um colorido inesquecível!


 

Na Fazenda Guadalupe, além das cachaças, nasceu também “Virga” - “o 1º Gim Artesanal do Brasil!

Virga é o primeiro Gim do mundo a levar pequenas doses cachaça pura de alambique, trazendo os aromas primários da cana-de-açúcar na sua receita. E a cachaça é feita especialmente para o gim.

 

Para produzir Virga, primamos pelo uso de ingredientes locais, pelo respeito às tradições brasileiras em produzir bons destilados e pela revelação da qualidade da produção artesanalVirga é a chuva do sertão que se evapora antes de tocar o solo.

 

"Cachaçaria Macúva" - Uma viagem pela História e Cultura da bebida mais autêntica brasileira! "Cachaça é a personificação do brasileiro numa bebida" Milton Lima, Ativista da Cachaça e expert no assunto há mais de 20 anos, idealizador da Cúpula da Cachaça, proprietário da charmosa Cachaçaria Macaúva, em Analândia e profundamente apaixonada pela Cachaça.

 

Da Senzala para a Casa Grande - por que ainda é um tabu não valorizar a Cultura e Bebida Brasileiras aqui no Brasil?

Milton Lima “coloca a cachaça na boca das pessoas”! Participar da degustação guiada por ele é uma viagem sensorial e inesquecível, é (re)descobrir aromas e sabores que fazem parte de nossa História.

 

A Cachaça Artesanal está ganhando o mundo, sendo reconhecida e valorizada. Segundo Milton, a cachaça é o destilado mais incrível do Mundo. Tem uma diversidade tão grande, com tanta história: há cachaça que é enterrada, cachaça que envelhecida em tonéis gigantes… Existem, pelo menos, quatro mil cachaças, e pode conectar as pessoas, contar a história de uma região, de uma família, de uma cidade, de uma cultura, de um processo. E é exatamente isso, o que queremos fazer com o nosso Roteiro Cachaça!

 

A produção da Cachaças interferiu muito no que é o mundo hoje. E tudo por causa de um português iluminado que trouxe um alambique numa caravela e de outro, Martins de Sousa, que trouxe a cana-de-açúcar [originária da Índia] para o Brasil. Não há certeza histórica, mas pensa-se que terá sido em São Vicente, litoral de São Paulo, que se começou a produzir cachaça, ainda no século XVI.

 

Todos os Sentidos serão aguçados: a visão, o olfato, o paladar, o tato e a audição, é como entrar num túnel do tempo: relembrar sabores e aromas inesquecíveis como o de anis, frutas secas, baunilha, caramelo, coco verde, tabaco, sabores frutados, amadeirados, lembrando castanhas, amêndoas e nozes... Sentiu? A desgustação com Milton Lima te aguarda. Está preparada|o?

 

Mais Informações: http://www.macauva.com.br/ 

 

Esses passeios são realizados em Vans Executivas com wifi, legalizada e regularizada na Artesp. 

Os grupos são formados a partir de 10 pessoas. Para situações específicas, com quantidades personalizadas, temos condições especiais. 

Entre em contato com nossa equipe: (19) 99955 5432 whatsapp

 

Roteiro da Cachaça