Diário de Bordo "Expedição Canastra 2018" por Téia Camargo

 

Final de semana cheio de aventuras, águas frias, energias telúricas, chuva e um bocadinho de lama. Cenário perfeito. <3 

 

Serra da Canastra tem em média 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, São João Batista do Glória, Capitólio e Delfinópolis, por onde chegamos.

 

1º dia - Saímos de Pirassununga, interior de São Paulo e fomos direto para Delfinópolis... um pouco antes de chegar, passamos por um vilarejo chamado Olhos d'Água ... [Viver é etecetera. Guimãres Rosa]

 

Na sequência, chegamos a Cachoeira Águas Claras.... um deleite! Logo de cara, tive a alegria de fotografar um raro filhote de Urubu Rei junto a sua mãe. Momento sublime.

Obviamente, a água estava gelada e gostosa!

 

Nosso grupo tinha 10 pessoas em 2 veículos, sob a coordenação dos condutores Douglas Dias e Sergio Santiago Pirolo, da Terceira Margem Aventuras, de Leme. Destaco a boa sintonia do grupo e a precisão das trilhas. Foram 3 dias deliciosos! 

 

Contei com apoio logístico da Thiani Iatarola, sempre atenta e disposta. Foi ela que descobriu esse passeio inesquecível. 

#PróximaAventura janeiro2019 <3 Vem com a gente!

2º dia - Depois do café da manhã delicioso na Pousada Cafundó, fomos para a Cachoeira Maria Concebida. Um encanto. Algumas surpresas no caminho.... uma ponte, uma caminhada que exige atenção e um pouco de resistência. Os resultados são fantásticos: água translúcida, paisagem deslumbrante e o principal, dá pra entender que somos uma coisa só: natureza! Destaque para Dona Maria Concebida e sua Família, que nos receberam de braços abertos e reforçando a simpatia mineira. 

 

Ainda sinto o cheiro gostoso da mata. :)

3º Dia -  Off road 100% na roça, com uma vista belíssima, subindo a Serra Preta, quase chegando ao céu! E quando a gente menos espera, o céu, o rio, a represa, a flora exuberante, a fauna diversa e com cheiro de Lobo Guará :)

 

Não tivemos a sorte de vê-lo, mas encontramos vestígios fresquinhos. Douglas, nosso Guia, localizou as fezes do Lobo. Na próxima Expedição, teremos surpresas para Alcatéia <3 

 

Outra boa surpresa foi encontrar o "Condomínio de Pedras”, bem no alto da Serra Preta. Uma enorme galeria rochosa, esculpida pelo vento, com vegetação de cerrado e uma paisagem verdinha, por causa da chuva. Altitude média: 689 metros.

A Expedição Canastra 2018 foi um sucesso e agradecemos a Equipe da @terceiramargemaventuras, que nos guiou pelos melhores caminhos, sem pestanejar!